Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Prevenção do Câncer de Mama


Como surgiu o "Outubro Rosa"?
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro e com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 
A partir dai todas ações, ao redor de todo o mundo, são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.
Já aqui no Brasil, em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.
O que é o Cancer de Mama?
Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam. O câncer de mama acomete mulheres com idade igual ou maior que 40 anos. Existem casos em que a doença se manifesta antes dessa idade, portando é de extrema importância nao deixar de ir ao Ginecologista.
Sintomas:
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:
- inchaço em parte do seio;
irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
- saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
caroço nas axilas
Por isso aqui vai um exemplo de como é feio o auto exame nas mamas:
 Lembrando que o auto exame não substitui o exame físico realizado por profissional. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.


Meninas e Mulheres, espero ter ajudado vocês com essas informações tão importantes. Lembrem-se que acima de TUDO temos Deus habitando em nós. Nao temam em fazer exames de rotina para certificarem de que está tudo bem com o corpo de vocês :D
Fiquem com o Eterno
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário